Ferramentas pessoais

Roteiro

De D1Wiki

Roteiro Americano

Roteiro é o texto no qual são narradas e descritas as ações e os diálogos para a realização de um filme, vídeo ou animação. Quando o roteiro engloba também os tipos de planos e movimentos de câmera a serem empregados na obra, este é conhecido como roteiro técnico.

Entre os principais trechos de um roteiro podemos destacar a ação, que consiste na descrição de todos os elementos visuais do filme, e o diálogo, que consiste nas falas dos personagens e outros elementos sonoros. No roteiro, quaisquer referências a ações ou características dos personagens que não podem ser visualizadas dentro de uma cena do filme devem ser evitadas, tal como "José sentia muita raiva".

Índice de conteúdo

Modelos de Roteiro Cinematográfico

Roteiro Americano

Este modelo visa estabelecer regras gerais para a apresentação da história de um filme ou vídeo entre realizadores norte-americanos. O roteiro é formatado de tal forma que, por convenção, cada página representa aproximadamente 1 minuto de projeção de um filme.

Roteiro Americano
Roteiro Americano

Neste modelo, a ação de uma cena é descrita em um parágrafo amplo e os diálogos que seguem esta ação aparecem na sequência em parágrafos centralizados e mais apertados.

Cada cena inicia-se com uma descrição do local onde se passa a ação, uma descrição do momento do dia no qual ela ocorre (manhã, dia, anoitecer, noite) e a indicação se a cena transcorre em um ambiente interno ou externo.

Gabriela está em pé conversando com alguns colegas de faculdade, quando o telefone toca. Gabriela levanta a mão interrompendo a conversa e se afasta do grupo.

GABRIELA
-Um instante. Deve ser meu marido.

Gabriela coloca a mão no bolso do casaco e puxa o telefone celular.

GABRIELA
-Alô? Oi, Sérgio. Onde você está?

Roteiro Europeu ou Roteiro de Áudio e Vídeo

Este é um roteiro no qual a página é dividida em duas colunas. A primeira é dedicada a todos os elementos visuais, como as ações dos personagens, caracteres que surgem na tela, a descrição do cenário, etc. Na segunda coluna, são descritos todos os elementos sonoros do filme ou vídeo, como diálogos, efeitos sonoros, sons ambientes, narração, etc.

Roteiro Europeu
Roteiro Europeu

Este tipo de roteiro é muito utilizado em produções de vídeo, porque segundo seus profissionais ajuda a identificar com mais facilidade os diversos elementos de uma produção e as suas cenas.

Imagem Áudio
Gabriela está em pé conversando com alguns colegas de faculdade, quando o telefone toca. Gabriela levanta a mão interrompendo a conversa e se afasta do grupo.
GABRIELA

-Um instante. Deve ser meu marido.

Gabriela coloca a mão no bolso do casaco e puxa o telefone celular.
GABRIELA

-Alô? Oi, Sérgio. Onde você está?

Roteiro Técnico

No roteiro técnico, devem constar a indicação do lugar onde se passa a cena, de tempo ( dia ou noite) e de localização (ambiente interior ou exterior), como formas de dar referências aos profissionais envolvidos na produção do filme.

As cenas devem ser numeradas de modo que seja fácil a sua indentificação tanto para os profissionais envolvidos na sua produção, quanto para os profissionais envolvidos na pós-produção, como montagem e sonorização. Conforme novas cenas são acrescentadas ao roteiro técnico a numeração dessas cenas segue o número da cena anterior, acrescido de uma letra (por exemplo, depois da cena 10, acrescenta-se a cena 10a, a cena 10b, cena 10c...), para não modificar o número das cenas subseqüentes (cena 11, cena 12, cena 13...).

Um roteiro técnico mais elaborado pode conter uma descrição dos diversos planos utilizados, assim como também dos movimentos de câmera. Cada cena pode conter mais de um plano ou movimento de câmera. Mas normalmente, o papel de indicar os tipos de planos e movimentos de câmera é função do diretor do filme, ao invés do roteirista.

Programas de Roteiro

Assuntos relacionados

Links